Ambientes iluminados são melhor desfrutados

Quando o tema é iluminação, a imensa variedade de lâmpadas no mercado, hoje em dia, acaba por gerar dúvidas. Pensando em otimizar seus ambientes e trazer mais conforto ao seu dia a dia iremos desmistificar esse assunto.

A princípio é importante entender quais seriam os principais itens a se estar atento:

fonte: ARQ loja
  1. A tonalidade da luz: saber quando utilizar luz branca e luz amarela é imprescindível para o melhor desempenho das atividades propostas para cada ambiente. A luz branca proporciona maior foco e atenção e por isso, é indicada para ambientes que requerem um comportamento mais alerta e prezam por produtividade como em escritórios e cozinhas. Já a luz amarela fornece aconchego e conforto, proporcionando maior relaxamento aos usuários, sendo assim, ideal para salas e quartos.
fonte: EJA lighting

2. A categoria da lâmpada: para o uso residencial se destaca o uso das lâmpadas PAR20 e dicróicas. As primeiras são ideais para iluminação geral e ampla, sendo recomendadas para qualquer ambiente. Já as dicróicas possuem um ângulo de saída menor, o que proporciona um efeito de iluminação mais focada e direta, gerando certo destaque ao objeto. Para iluminações mais cênicas, em que se deseja direcionar e valorizar algum ponto em específico, como uma obra de arte, é mais indicada a adoção das luminárias AR70.

Por Manoela Vilaça

David East - Author
Mafe Bortolon
Arquiteta e Urbanista
Jan. 16th, 2017 — 5m read